quinta-feira, 1 de julho de 2021

O Fim da Guerra Fria

A caída da URSS 

O regime comunista soviético começa a dar sinais de ir desabar (1982 - data da morte de Brejnev político que implementou o que está mencionado abaixo) pois a sua economia estava estagnada, e a população vivia"nas ruas da amargura". Esta situação deve-se ao facto de que o governo andar a investir no desenvolvimento de tecnologias relacionadas à corrida espacial, em vez de investir em medidas que fizessem desenvolver a economia e melhorar as condições de vida da população.

Já o seu sucessor, Mikhail Gorbachev, implementa medidas mais liberais:

  • A glasnost (traduzido à letra - transparência) - que implementava a liberdade de expressão e de informação. Também acabou com a censura, libertou os presos políticos e trouxe de volta os exilados.

  • A perestoika (traduzido à letra reestruturação) - consiste na diminuição da intervenção do Estado, e desenvolvimento de empresas independentes do mesmo (a economia, a indústria, a agricultura... tornaram-se independentes do estado), de forma a eficácia da gestão e dos lucros. Desta maneira, diminui as despesas do Estado, nomeadamente  as despesas militares pois estas são propositadamente diminuídas.

Durante o mandato de Gorbachev, também houve um acordo de desarmamento entre os EUA e a URSS - o Tratado de Washington, de 1987 onde ambos acordavam destruir e nunca voltar a produzir mísseis de médio e curto alcance.


 Outras medidas que ele tomou foram as seguintes:

  • a retirada das tropas soviéticas do Afeganistão (iniciada em 1988), e a não intervenção no destino desta nação a partir daí;

  • a descentralização do regime.

Esta última medida desagradou muito aos nacionalistas, acrescentando essa tensão ao regime que já estava com sérios problemas.


Independência das nações satélite

De forma geral, a independência dos países do bloco comunista decorreu de forma pacífica mas, tendo uma exceção - a Polónia. Esta teve que passar por greves contra os ideais comunistas, por uma ditadura liderada pelo general Jaruzelski, até conseguir instaurar uma democracia em 1990. 

Com a queda do Muro de Berlim em 1989, a Alemanha unifica-se e com as revoluções pacíficas que vão ocorrendo nestes países e instaurando democracias nos mesmos, a própria URSS vai-se desmoronando.

Desmembramento da URSS

Com as tensões políticas causadas pelas medidas liberais de Gorbachev, mais as más condições em que a população vivia (exs: não haviam alimentos suficientes, as lojas estavam mal abastecidas) que a fazia revoltar-se contra o regime, e ainda a democratização do país, acabaram por causar a abolição do Partido Comunista e o desmembramento da URSS em 14 novos países:

Fig.1 - Países que formavam a antiga URSS.


Este desmembramento fez com que as guerras étnicas existentes anteriormente, mas contidas pelo poder soviético, viessem ao de cima e originassem guerras civis dentro destes novos estados.


A hegemonia americana

 Em 1989 termina a Guerra Fria com a vitória dos EUA; mas, estes já não são bem a superpotência que  eram no final da Segunda Guerra Mundial tendo vários problemas económicos internos* (ex: défice comercial).

Mesmo com estes problemas internos, os EUA puseram várias vezes em prática a sua política de serem os "polícias do mundo", nomeadamente nas guerras entre Kuwait e Iraque, e entre Israel e a Palestina.

O presidente Bill Clinton foi responsável por uma época de prosperidade no país. Este fez muitos atos importantes. Alguns deles foram: a criação de um orçamento equilibrado originando um equilíbrio na balança comercial do país; a implementação de legislação para melhorar a educação, para apoiar as famílias de crianças doentes, e com medidas ambientais.

A supremacia militar

Tal como já disse anteriormente, os Estados Unidos puseram em prática a sua política de "polícias do mundo". Esta política significa basicamente que estes irão intervir em conflitos estrangeiros sempre que acharem que os seus interesses estão ameaçados (exs: as suas intervenções nas guerras do Médio Oriente - Guerra do Golfo, o conflito israelo-palestiniano).
Como oposição a estes atos no Mundo Muçulmano, grupos extremistas muçulmanos fizeram ataques aos EUA, em especial o 11 de setembro de 2001 em que atacaram o World Trade Center (ou torres gémeas). Este ataque resultou numa implementação de medidas mais apertadas de controlo de entrada de capitais e de pessoas no país.



Ainda que o sistema governamental americano seja bem sucedido, tem múltiplos problemas, em especial, a ineficácia a responder a grandes emergências humanitárias (ex: socorrer as comunidades destruídas pelo Furacão Catrina em 2005) e a sua tendência para criar desigualdades, tendo as empresas apenas objetivos lucrativos, sem se preocupar com os meios.
Este facto é realçado durante o governo do presidente Bush (filho), o qual não implementa medidas sociais e ambientais chave, revertendo o progresso realizado pelo seu antecessor Bill Clinton.

Com a população a tomar consciência deste facto, começam a ficar cada vez mais contra este governo, sendo que se avizinhava uma mudança no mesmo.

Essa mudança chegou com a subida de Obama ao poder em 2009 que, para responder à crise que se sentia, implementou medidas necessárias em que o Estado passava a intervir mais na vida da população.


Inovação científica

Desde os anos 90 que a supremacia científica dos EUA se vem a desvanecer (ainda que se mantenham na maior potência nesta área tendo os maiores desenvolvimentos).
Isto deve-se ao desaparecimento da motivação de ultrapassar o inimigo que havia na Guerra Fria pois o atual inimigo apenas utiliza tecnologia militar já existente. Para além disso as medidas de controlo implementadas dificultam a entrada de cientistas no país.
Com isto tudo e com a fomentação do desenvolvimento da ciência noutros países, este começam a receber menos cientistas.





*Vários presidentes conseguiram implementar medidas para melhorar a condição do país e conseguiram fazê-lo, ainda que não o tenham conseguido totalmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário