sexta-feira, 2 de julho de 2021

Conflitos do final do século XX e início do século XXI

 Neste post irei falar-vos de algumas das guerras que ocorreram nos últimos 50 anos 

A Guerra pela independência de Timor-Leste

Após o 25 de abril de 1974 em Portugal, uma guerra civil se instala em Timor-Leste com a invasão do mesmo pela Indonésia. Com esta invasão entram em conflito vários grupos armados.
Para resolver este conflito, Portugal apresenta-o na Assembleia Plenária da ONU repetidas vezes. Esta envia mediadores para o diálogo entre a Indonésia, Portugal e Timor. Quando as negociações se concluem, resultando num resultado que desagrava a Indonésia; esta começa uma onda de violência contra os intermediários (UNAMET) e contra os jornalistas internacionais. Mas, quando é filmado o massacre de timorenses no cemitério de Santa Cruz, várias forças internacionais se juntam contra os atos da Indonésia e pressionam-na a deixar o país.
Com estas pressões e com o fim do apoio da Indonésia por parte dos EUA  com o fim da Guerra Fria, ela cede e possibilita a sua independência em 2002.


Permanência de Focos de tensão em zonas periféricas

O subdesenvolvimento que se continua a verificar em muitas partes do mundo (África subsariana, na América latina, na Ásia) deve-se a múltiplos fatores; alguns deles são:

  • a alta dependência dos países desenvolvidos, os quais lhes emprestam dinheiro com altos juros;
  • os conflitos constantes entre tribos em países que não têm qualquer identidade nacional* (na África subsariana);
  • a inexistência de um poder efetivo e de sistemas administrativos, vivendo-se na anarquia;
  •  a má gestão dos recursos disponíveis;
  • a grande porção da população viver refugiada por causa dos conflitos frequentes;
  • a falta de acesso a água potável, a serviços de saúde, a bens de 1ª necessidade;
  • ...
Com estes e outros fatores, torna-se bastante difícil, ou quase impossível o desenvolvimento dos mesmos.

A queda das ditaduras latino-americanas e a instauração das democracias


Nos anos  80 todas as ditaduras da América Latina caíram e, em seu lugar, são instauradas democracias. Estas não são bem sucedidas no que toca a providenciar as condições necessárias à vida digna da população pois estes mantinham a sua dependência em relação ao ocidente, tinham muitas vezes governos corruptos, entre outras causas.


Conflitos no Médio Oriente

Os conflitos entre o recentemente formado Estado de Israel e o Estado da Palestina, pelo território em que historicamente se tinha situado o Reino de Israel, têm-se arrastado desde a formação do 1º, em 1948, até à atualidade.
Este conflito tem origem na ideia do sionismo, criada no século XIX,  de criar um estado para todos os judeus, no local onde tinha sido o Reino de Israel. 
Só que quando este novo estado foi criado, já havia outro estado que reivindicava esse mesmo território, a Palestina. Logo que ele foi criado, a Palestina aliada a outros países árabes ataca Israel com os objetivos de fazer desaparecer o estado ilegal e recuperar as suas terras. Mesmo que Israel tenha lutado sozinho esta guerra, saiu vencedor da mesma.
Depois desta houve muitas guerras, tentativas de negociações entre os dois de forma a obter a paz e o reconhecimento de alguns países do novo estado.
Mesmo depois de tantas atrocidades, estes dois países ainda estão em conflito hoje.


Conflitos nos Balcãs


No final do século passado, a Jugoslávia começa a desmembrar-se pois, com a morte do seu líder - Josip Broz Tito - que era a única pessoa que conseguia manter o país unido (que era uma federação socialista formada pelos seis países: Sérvia, Eslovénia, Croácia, Macedónia, Bósnia-Herzegovina e Montenegro), as várias repúblicas começaram a desejar e a lutar pela sua independência (o seu principal opositor era a Sérvia que os queria manter unidos).
Na sua maioria, a independência consistiu num processo bastante sangrento, sendo de tal forma violento que foi o maior conflito armado desde a 2ª Guerra Mundial. A única exceção a esta regra foi a Macedónia que conseguiu a sua independência de forma pacífica.






*Em alguns casos é até entre vários países pois várias tribos vivem em diversos países.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário