sexta-feira, 2 de julho de 2021

A emergência de novas potências a nível mundial

 Consolidação Europeia

 A partir de 1985 são assinados os seguintes acordos entre os vários estados membros europeus:

  • Os acordos de Schengen (1985) que estabelecem a livre circulação de pessoas entre os estados, sendo que cada estado aderia quando entendia;
  • O Ato Único Europeu que estabeleceu as medidas necessárias para fazer os objetivos dos acordos de Schengen (exs: reforço dos poderes do Parlamento Europeu, estabelecimento de um prazo de aderência aos mesmos);
  • O Tratado de Maastricht que implementou medidas que originariam a cidadania europeia que consistia num conjunto de direitos comuns a todos os cidadãos europeus (direito de circulação e permanência noutro estado membro, direito de se candidatar, ou votar, em eleições autárquicas, ou europeias noutro estado; e o direito de petição ao Parlamento Europeu). 

Integração das novas democracias da Europa do Sul

Com a integração de Portugal, Espanha e da Grécia na CEE, estes países verificam grandes melhorias nos seus países, em especial, em Portugal que com os fundos da Europa desenvolve a construção de infraestruturas.


Afirmação do espaço económico Ásia-Pacífico

A partir dos anos 70 começam a aparecer novas potências económicas - os Novos Países Industrializados (NPI). Alguns exemplos destes NPI são a Coreia do Sul, a Tailândia e a China. 

Estes começam a implementar medidas que procurassem desenvolver o país; fomentaram o investimento em empresas nacionais e captaram investimentos estrangeiros em empresas com o facto de os salários serem mais baixos nestes países e assim criarem mais lucros.

Com estes investimentos, os NPI começam a prosperar e as condições de vida das suas populações melhoram.


 A modernização da China

Deng Xiaoping, sucessor de Mao Tsé-Tung, quis modernizar a China, e por isso implementou as medidas que todos os outros NPI tinham posto em prática. No entanto, este vedou a indústria militar, espacial e as telecomunicações que manteve sobre o poder do Estado. Mas, com estas medidas, as diferenças entre as classes sociais iam aumentando, e como os sindicatos que defenderiam os interesses dos trabalhadores eram ilegais, a situação só piorou.

Com esta abertura comercial ao estrangeiro, os estudantes de Pequim começaram a pensar que o governo começava a dar uma oportunidade de diálogo, e por isso começa um movimento que exigia que a China se tornasse uma democracia. Infelizmente, estes estavam bem enganados, pois foram repreendidos de tal forma que um grande número deles foi assassinado sem dó, nem piedade.

Também Macau (antigo território português) e Hong Kong (antigo território Inglês) foram integrados no país, mas, obtendo um estatuto especial onde, por 50 anos, podem manter a sua forma de governo, a sua cultura e os seus costumes.

Sem comentários:

Enviar um comentário