terça-feira, 29 de junho de 2021

As transformações sociais e culturais do 3º quartel do séc. XX

 Inovações

Durante este período aparecem muitas inovações a nível tecnológico (exs: o desenvolvimento de computadores, de satélites e naves espaciais).

Corrida espacial

As duas potências começam a corrida espacial para afastar da memória das pessoas o poder destrutivo das armas nucleares e mostrar-lhes que essa mesma tecnologia podia ser utilizada para outros propósitos.

Melhorias das condições de vida

Mecanização da agricultura, êxodo rural, e aumento exponencial dos empregos no setor terciário (que empregava os excedentes da agricultura). Estes novos empregos eram bem pagos, e o nível de vida (fora de Portugal, em especial nos EUA) foi melhorando, de tal forma que as pessoas tinham maior confiança em ter mais filhos, originando o Baby boom. 
Os jovens, fruto deste baby boom, seriam aqueles que iriam originar quase todos os movimentos emergentes desta época.

Movimentos emergentes

Ecumenismo - Concílio Vaticano II

Corrente dentro da Igreja católica que se manifestou mais com o Concílio Vaticano II (concílio pastoral, ou seja, sobre como passar a fé) e as suas consequências; onde se procurava os pontos comuns entre as várias igrejas cristãs e se procuravam aproximar das mesmas.

Movimento pacifista

O movimento pacifista que lutava pelos direitos humanos (ex: igualdade entre negros e brancos).

Movimento Hippie

Movimento hippie/contracultura - movimento que contestava os valores e a cultura tradicional.


Movimento ecologista
Aparecem vários movimentos contra o uso descontrolado dos recursos ambientais e em defesa do ambiente (ex: Greenpeace).

Movimento feminista

As mulheres passam a manifestar-se e a lutar pelos seus direitos (e "direitos") - o direito do voto, de igual oportunidades de empregos e de salários em relação aos homens (e o seu "direito de poder abortar" os seus próprios filhos).

Sem comentários:

Enviar um comentário