quinta-feira, 20 de maio de 2021

História da Europa nos séculos XI - XIV

 Neste post irei falar-vos da História da Europa durante os séculos XI - XIV.


Em primeiro lugar, tenho de vos apresentar o contexto histórico.

A Idade Média inicia-se no ano 476 com a queda do Império Romano do Ocidente.

Depois da sua queda, povos bárbaros começaram a formar pequenos "reinos" no seu antigo território.

A única coisa que foi unindo estes povos bárbaros foi a fé cristã, à qual se foram convertendo os vários reis seguidos dos seus súbditos.


Pronto, estão os reinos minimamente formados. O que se segue?

Mesmo com os reinos formados, a Europa encontrava-se numa situação de possível invasão constante, o que deu origem ao feudalismo.

Eu explico:

Primeiro, o rei necessita de auxílio militar para as guerras, por isso, concede algumas das suas terras a um nobre, em troca desse auxílio em tempo de guerra. Este por sua vez faz o mesmo, mas com um nobre de menor estatuto social; o seu vassalo faz o mesmo, e assim sucessivamente até chegar ao nível dos cavaleiros.



O povo era outro grupo da sociedade. Este necessitava de proteção militar, por isso, punha-se ao serviço do senhor feudal trabalhando as suas terras e pagando imposto sobre as mesmas, em troca da proteção do mesmo.

Fora destes dois grupos sociais, existia ainda outro - o clero.

Este era constituído por todas as partes da hierarquia eclesiástica, desde cardeais, bispos e sacerdotes de paroquias ricas, a frades e párocos das paroquias mais pobres. Dentro dela também haviam os mosteiros femininos e masculinos, os quais, em conjunto com o alto clero, também eram senhores de alguns dos feudos do reino.

Basicamente, isto é o feudalismo.


Agora em relação aos séculos XI - XIV em si:

Durante estes séculos ocorrem várias coisas.

Mas, as principais são as seguintes: as Cruzadas, o desenvolvimento da agricultura e do comércio; as guerras entre os vários reinos, em especial, a Guerra dos 100 anos; e o aparecimento da peste negra e da fome devido a más colheitas.


As Cruzadas

No século XI ocorre a invasão islâmica da Península Ibérica e do Império Bizantino.

O Imperador Bizantino Aleixo I pede auxílio militar ao Ocidente para se defender e reconquistar as múltiplas terras que tinha perdido do seu império, em especial, as da Terra Santa.

Ao ouvir este apelo, o Papa Urbano II convoca a 1ª Cruzada para ir em auxílio dos seus irmãos em necessidade e para recuperar a Terra Santa.

Esta foi apenas a 1ª de 8 Cruzadas, sendo que parte delas foram para reconquistar a Península Ibérica.

No final destas (em 1291), os cruzados fracassaram na sua missão, sendo a única exceção, a reconquista da Península Ibérica.


O desenvolvimento da agricultura e do comércio

Durante os séculos XII e XIII ocorre um desenvolvimento de novas técnicas de cultivo (exs: arroteamento de terras, rotação trienal de parcelas...). Estas permitiram a produção de excedentes, que eram vendidos nos mercados e nas feiras.
Com estes mercados e feiras começaram a aparecer artesãos e comerciantes que vendiam os seus produtos. Eles viviam ao redor das muralhas dos castelos feudais, de forma a não terem de pagar imposto aos nobres.
Com o passar do tempo o seu número vai aumentando e vão-se formando as primeiras comunas, que não eram nem mais nem menos do que cidades autónomas em relação aos senhores feudais nas quais viviam e mandavam estes comerciantes, os quais, mais tarde se passariam a chamar os burgueses.
Para além do comércio local, começa a haver comércio entre mercadores de várias cidades e, como as várias terras tinham diferentes moedas, começaram a aparecer os banqueiros e os cambistas de forma a tornar o comércio mais eficaz.

A peste, as guerras, e as alterações climáticas

No final do século XIII, aparecem três catástrofres que assolam a europa; a guerra, a peste negra e as alterações climáticas.
Dentro desta primeira, existiram várias, mas, a principal foi a Guerra dos 100 anos entre a França e a Inglaterra, a qual envolveu vários paízes.
Para agravar a situação, ocorreram alterações climáticas que devastaram as colheitas, originando uma grande fome, o que resultou em grandes revoltas e assaltos por parte dos camponeses esfomeados.
E para piorar a situação a peste negra chega à Europa por barcos de mercadores e mata 1/3 da população Europeia.


Final da Idade Média

Mesmo com tantas catástrofes a acontecer, os senhores feudais continuaram a cobrar os impostos aos camponeses. Mas, como o seu número diminuiu drásticamente ainda têm mais dificuldade em pagar, e fogem dos senhorios para as comunas. Estas como também tinham perdido grande parte da sua população, recebem-nos de braços abertos, de forma a terem mais mão de obra na sua cidade.
Estas fugas eram suportadas pelo rei pois ele não só era a favor do comércio, como também queria ter mais controlo sobre os seus nobres.
Estes, como não conseguiam controlar estas revoltas dos camponeses, pediam auxílio ao rei e uniam os seus exércitos. Com estes favores e alianças o rei foi centralizando o poder em si, o que vislumbrava o absolutismo que viria no futuro. 


Sem comentários:

Enviar um comentário