Cecília, filha de uma nobre família romana, casa com um homem chamado Valeriano, que é da sua classe social. Ela, depois da visita de um anjo, decidiu dedicar a sua vida ao Senhor. No dia de núpcias, conta ao marido a visita do anjo e pede-lhe que se converta também. E Valeriano comovido pela fé de Cecília, aceita o pedido da esposa, e pede que lhe indiquem onde estava o Papa Urbano (pois quer ser baptizado por ele).
De volta a casa, encontra o anjo (o mesmo que aparecera a Cecília) com ela e ele oferece ao casal uma coroa de lírios e rosas vindas do Paraíso. Então Valeriano deseja que Tibúrcio o seu irmão, se converta também. Tibúrcio aceita, e a partir daí os três dedicam a sua vida aos pobres e à sepultura de cristãos condenados à morte por Almáquio (perfeito de Roma).
Almáquio descobre e condena à morte os dois irmãos. E como queria ficar com os bens dos dois, prende também Cecília. Manda mergulharem-na num líquido a ferver, mas como ela continua viva, manda-a decapitar. Cecília, tinha tido tempo de oferecer os seus bens aos pobres e pôs a sua casa ao serviço da Igreja antes de morrer.
Cecília, é a padroeira dos músicos e é normalmente representada com instrumentos musicais ou com a coroa de flores. Hoje, celebra-se a sua festa.
Santa Cecília, rogai por nós!
Sem comentários:
Enviar um comentário